sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Tivemos alternativas e fomentamos o diálogo

Numa corrida contra o tempo, ainda foi apresentado um texto por um representante dos moradores na Sessão Pública Ordinária da Câmara Municipal de Setúbal de 07/11/2007 do qual se extraiu a seguinte parte:

Tendo presente que nas reuniões de trabalho em data anterior a 22 de Agosto de 2005, que deram origem à viabilização do loteamento nesta zona foi apenas apreciada documentação técnica, solicita-se à Ex. ma Sra. Presidente que considere a possibilidade de convidar todos os intervenientes no processo a visitar o local para assim confirmarem se as posições anteriormente tomadas estão conformes com o projecto aprovado para a zona em causa.

Solicita-se ainda aos Ex. mos Srs. Arquitectos e Engenheiros, cujo parecer técnico conduziu a um parecer favorável, viabilizando os dois projectos por parte da Câmara Municipal, a deslocarem-se também ao referido local para uma reavaliação da decisão entretanto assumida, já que esta pode ter sido tomada essencialmente em gabinete de projecto.

A presença da Ex. ma. Sra. Presidente será sempre bem-vinda em ambas as visitas.

Faz-se notar que a intervenção dos moradores neste processo pretende somente para o local um projecto equilibrado e enquadrado na área envolvente.

Em nosso entender quanto ao projecto 274/06 uma das propostas seria manter a configuração do Bloco 1 retirar os 5 pisos de habitação do Bloco 2 e reduzir de 2 pisos o Bloco 3, ficando uma construção em forma de U o que anula o efeito de “parede” o que em nossa opinião ficaria aceitável e razoável;

Em relação ao projecto 172/07 seria de anular a extensão do bloco mais a oeste para a zona de declive mantendo a construção somente no espaço plano, que a sua cercea máxima se enquadre com a da envolvente e que a disposição dos blocos não provoque o efeito de “parede”.

A nossa disponibilidade para um diálogo construtivo é total.

Refiro ainda, que após ter consultado também o projecto de reabilitação para a zona onde se realiza a Festa Anima, me congratulo com o aspecto geral deste, pelo seu equilíbrio e enquadramento com toda a área envolvente, onde teve como foi pedido “ (...) em conta a franca exposição solar a Sul, bem como a relação visual e emocional do sítio com o rio” e assim os projectos que nós representamos, que se situam na fronteira de toda a área envolvida por este estudo e onde existe o efeito de “parede de betão”, este não nos parece assim razoável. Faço votos para que os aspectos jurídicos que envolvem toda essa área sejam rapidamente resolvidos para que muito em breve seja recuperada aquela zona bastante degradada.


O Projecto 274/06 da Sociedade de Construções H.Hagen foi aprovado por despacho no dia seguinte!

Nenhum comentário: