sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Festas populares fora de tempo

No passado sábado realizou-se na Rua Paulo da Gama um encontro de moradores, numa espécie de festas populares fora de tempo.
Como o dia estava soalheiro, neste Fevereiro ameno aproveitou-se para os jogos ao ar livre. Os mais idosos jogavam à malha que ainda continua a ser a rainha da tradição.
Foi impossível jogar á petanca, mais suave e menos violenta que a malha porque a rua é inclinada e tínhamos receio que as bolas fossem embater nas vedações de uma obra em curso.
A miudagem começou pelo jogo da corrida de sacas, de calças arregaçadas pela altura da anca, saltando como coelhos tentando chegar em primeiro lugar à linha da meta. Por vezes alguns tropeçaram, mas são acidentes de percurso que fazem parte do jogo e também divertem a assistência.
Já decorriam as festas à algum tempo quando descobrimos um pau espetado junto ao muro que faz fronteira com a obra. Mesmo não estando previsto nas actividades destas festas populares fora de época, lembraram-se os mais novos de o aproveitar para o jogo do pau-de-sebo. Arranjou-se o sebo, uma bandeirinha, uma escada para a colocar e lá começaram as primeiras tentativas de escalá-lo apenas com a força dos pés e mãos tentando chegar à bandeirinha do topo em menos tempo.
No inicio da noite e depois de umas febras e sardinhas bem regadas, os mais velhos tentaram seguir os passos dos mais novos, o que resultou em momentos de boa disposição.
Em boa hora utilizamos este pau, pois este pertencia ás obras em curso e foi posteriormente deslocado para dentro da obra, onde ontem a EDP montou uma baixada eléctrica que irá servir as necessidades da obra.

Ficam contentes os moradores, por a obra já ser autónoma em electricidade e não precisar de ligar o gerador (colocado por baixo das varandas do prédio que faz fronteira com a obra) que é fonte de ruído constante durante o dia, e até ao Domingo é ligado logo de manhãzinha, apesar das obras estarem paradas, por alguém que precisa de electricidade para preparar o pequeno almoço ou para poder ligar a TV para ver os seus programas favoritos das manhãs de domingo.

Nenhum comentário: