terça-feira, 24 de junho de 2008

O Painel de Bordo

O Painel de Bordo, também conhecido por "Tableau de Bord" é um quadro resumo por área funcional e de gestão de topo, que permite rapidamente visualizar tendências ou desvios face a objectivos estratégicos definidos na organização. Trata-se de uma ferramenta de diagnóstico que rapidamente permite efectuar uma “radiografia” completa da situação financeira, comercial e económica dessa organização.
Recentemente fiz parte de um projecto académico multidisciplinar, em que entre outras coisas teria de se construir um Painel de Bordo para uma empresa fictícia ligada à produção de material circulante.
Se forem bem elaborados, estes Painéis de Bordo proporcionam indicadores preciosos para quem tem a seu cargo a tomada de decisões importantes.
Não quereríamos nós que a Câmara Municipal de Setúbal possuísse tal apoio, pois a quantidade enorme de informação a processar seria difícil de quantificar neste caso. Contudo na nossa opinião, a gestão do problema levantado pelos moradores com estas construções nunca foi tido pela autarquia como sendo relevante. Quando na reunião de 25 de Janeiro ultimo foi dito que tinha havido uma má avaliação da situação por parte da Câmara Municipal de Setúbal, a Sra. Presidente Maria das Dores Meira confirmou que tinha havido um procedimento adequado na avaliação de todo o processo que levou ao licenciamento do projecto do "Muro" da Vergonha.
Poderemos no entanto apresentar o que teria sido visível num Painel de Bordo académico construído a partir dos dados disponíveis e com uma regularidade trimestral.
Setembro de 2007

Dezembro de 2007

Março de 2008

Junho de 2008

e fazendo um pouco de futurologia...
Junho de 2009

Nenhum comentário: