sexta-feira, 11 de julho de 2008

A Receita

O Muro que esconde o Bairro
Ingredientes:
  • Um terreno baldio (de preferência junto a um viaduto)
  • Um instituto público (com necessidade de umas massas)
  • Uma câmara municipal (que não gosta da sua cidade)
  • Uma construtora (à procura do lucro fácil)
  • Um secretário de estado (para dar a bênção)
  • Um fotografo camuflado da terra (terá a honra de uma ou duas perguntas no nosso jogo)
  • Meia dúzia de técnicos (para aprovar)
  • Sorte (q.b)

Preparação:
Procurar no baú se existe um projecto perdido que ainda possa valer uns cobres.
Arranjar uma câmara municipal que não faça muitas ondas.
Procurar uma construtora que não se importe de construir um mamarracho e que tenha familiares nessa câmara para poder dar uns retoques.

Confecção:
Coloque no terreno uma rectoescavardora (o sabor final será tanto melhor quanto maior o barulho que ela conseguir fazer) para nivelar o terreno e limpar muito bem mesmo de todo o canavial existente, tendo especial atenção às raízes para que o canavial não regresse em força caso os moradores da zona consigam parar a obra durante umas semanas através de uma Providência Cautelar. Nesta fase convém não retirar muito terreno junto aos alicerces de alguma vivenda que haja por perto não vá a mesma entrar em colapso. Se por um mero acaso tal acontecer voltar a colocar novamente terra no local mesmo que haja uma interrupção por ordem do tribunal.
Colocar todo o aterro num local próximo onde dê para fazer uma versão caseira de construções na areia, ou que sabe, mesmo um rally. Para que as pessoas que utilizem esse local não tenham problemas de deslocação abrir um caminho de cabras. A abundante sujidade nas ruas nas imediações será um sinal que se está no bom caminho. Se para alem disso os camiões e recroescavadores fizerem um barulho infernal, que será um autentico despertador (todos os dias pontualmente às 8 da manhã quando não é mais cedo) para os moradores das imediações, o produto final ficará com um sabor mais apurado. Um gerador industrial bem colocado por debaixo de uma varanda vizinha fará toda a diferença. Os seus gases incomodativos e tóxicos, para alem do barulho ensurdecedor, ajudarão na obtenção de um produto requintado. Uma grua colocada bem perto de um prédio existente, pode proporcionar bons momentos musicais, seguindo a velha máxima 'alegria no trabalho'. Se chover convem que a sua manutenção seja deficiente para poder distribuir presentes aos moradores, que podem parecer um tanto revoltados por tudo o que os rodeia.
Após ter preparado muito bem o terreno, iniciar a colocação de estacas podendo os operários das obras andarem aos pulos na maquina profuradora (para ajudar a bater bem as estacas) de forma alguma munidos de qualquer equipamento de segurança. Se no meio desta palhaçada cair as calças a algum deles, isso não representa qualquer problema pois servirá de motivo para umas boas gargalhadas dos permanentes observadores em cima do viaduto (ATL local).
Depois de colocadas as estacas podemos começar a construir o mamarracho. Especial cuidado nesta fase em caso de chuva forte. Pode haver derrocada nos terrenos circundantes e o local das escavações pode ficar uma autentica piscina.
É esperado nesta fase algumas peripécias provocadas por uns moradores irrequietos que parece que não têm mais nada que fazer. Há que ter paciência que brevemente esses contratempos vão ser ultrapassados e pode prosseguir alegremente a construção do mamarracho.
Quanto mais depressa se puder avançar nesta fase, melhor. Evitar trabalhar aos sábados porque anda sempre uma maquina fotográfica por perto e não vão fazer queixinhas, apresentando provas.
Manter um ritmo certo é o segredo. Negociar a venda das habitações fora de portas para que ninguém saiba quem são os senhores do papel envolvidos na tramóia. Deixar somente os menos interessantes (sem vista para coisa nenhuma) para meia dúzia de pessoas realmente carenciadas para tentar calar a boca aos críticos.
No final, iniciar a preparação de bancadas (fora do perímetro de segurança) para que o publico da cidade e muitos visitantes de ocasião possam assistir à implosão do mamarracho por ordem judicial, após uma longa e profícua batalha nos tribunais.
Faltando ainda construir três pisos, pode-se fazer já uma ideia de como ficará o produto final.

O bairro vai finalmente começar a ficar escondido. Para o tapar de vez basta construir outro mamarracho do outro lado da avenida!
Dose recomendada para 33 famílias: 25 ricaços e 8 famílias vulgares.

Um comentário:

HTavares disse...

O nome da receita deveria ser Bolo dos bolsos recheados