domingo, 26 de outubro de 2008

Agenda cultural - Lavra 2009

Depois do estrondoso êxito que foi o 1º Festival Internacional de Esculturas em Terra - LAVRA 2008, a organização do evento vai organizar a 2ª edição já em Janeiro de 2009.
Como ainda falta algum tempo, espera-se que seja possível organizar um festival que entre agora directamente para o roteiro dos Festivais de Portugal, decorrendo os trabalhos de preparação a um bom ritmo.

Como no terreno que se encontrava disponível anteriormente está agora a ser palco de um intervenção, para a construção de habitações a custos controlados (algumas más línguas dizem contudo que são casas para os senhores do "papel") e no intuito também de dar uma imagem positiva dos nosso bairros sociais mais problemáticos, a edição do próximo ano vai ter lugar em pleno Bairro da Bela Vista.

A alegria desta gente que sempre se sentiu marginalizada pela sociedade em geral é tanta, que já começaram a pintar as fachadas das suas casas e está proibida a graffitagem das paredes em redor do recinto do Festival.
Os que têm uma visão de futuro, já que a oferta hoteleira na zona é praticamente nula, estão a preparar as suas modestas casas para alugar quartos quer aos milhares de visitantes esperados, quer ao elevado numero de artistas que devem comparecer neste Festival.
Os professores da Escola Secundária da Bela Vista que faz fronteira com o recinto do Festival, vão pedir autorização para utilizar este novo parque municipal até ao final do ano lectivo, estando já estão a programar algumas actividades no âmbito da Área de Projecto e os professores de Educação Física poderão mesmo organizar provas de BMX, rapell ou outros desportos radicais tão do agrado da malta jovem.
A edição terá novamente como tema o Urbanismo e tem importantes patrocinadores ligados à construção civil e obras públicas, autarquias e ao que consta também um Instituto Público com interesses neste local. Como felizmente as vendas do nosso livro continua a ser um sucesso, iremos contribuir com uma verba de 5000 euros.
Toda receita gerada pelo Festival vai ser encaminhada para apoio social à população residente neste bairro social, que gentilmente se prontificou a ajudar no que fosse necessário.
Assim, se o tempo o permitir, o 2º Festival Internacional de Esculturas em Terra (LAVRA 2009) abrirá ao público no dia 7 de Janeiro de 2009, mostrando cem mil toneladas de terra, onde se espera dos concorrentes esculturas de outros exemplos do bom urbanismo desta cidade (obviamente diferentes da edição do ano passado). Pela sua dimensão e com o triplo da quantidade de terra utilizada na 1ª edição do Festuival, irá bater o recorde obtido o ano passado (entrada directa no Guiness) da maior exposição de esculturas em terra construídas em todo o mundo.

O LAVRA 2009 poderá ser visitado todos os dias, entre as dez da manhã e a meia-noite até ao dia 11 de Janeiro. Durante o dia as esculturas podem ser admiradas em todo o seu detalhe e a noite traz outra atmosfera ao parque de esculturas, que é iluminado por um jogo de luzes concebido de acordo com o simbolismo do exemplo retractado.

Mais fotos do recinto do Festival

Nenhum comentário: