quarta-feira, 22 de outubro de 2008

TV em directo

Quando surgiram os primeiros indícios de que estava para breve o início da construção de um novo projecto com os mesmos actores do “Muro” da Vergonha, os ideólogos deste blog pensaram na melhor forma de continuar a denunciar aquilo que continua a ser para nós umas construções desajustadas para este local.

Se na primeira construção para além do numero de pisos em excesso (7 pisos contra os 4 existentes) inseria-se num terreno sem características para o efeito (num ‘buraco’ e encostado a um viaduto) esta nova construção tem os seguintes reparos:
  • o numero de pisos a construir é elevado em relação à envolvente;
  • a disposição dos blocos produz o efeito de parede;
  • a construção prolonga-se até à Avenida numa zona de declive e possivelmente irá afectar os alicerces da construção existente e que lhe faz fronteira;
  • abate de um número razoável de sobreiros;
  • não se ter acautelado uma alternativa provisória, para que os moradores da zona pudessem ter acesso à avenida Belo Horizonte (como o fazem à décadas), facto que vai perturbar a vida diária de várias pessoas (essencialmente as pessoas de mais idade) com rotinas, onde era importante a utilização de um caminho de terra batida que atravessava o actual local da nova construção.
A falta de informação detalhada sobre o projecto em si, impede que se fale dele com conhecimento de causa e não vai ser nosso propósito falar sobre factos concretos que desconhecemos.
O Blog do Camelo foi a ideia que surgiu, para colocar somente fotos deste local (antigas e actuais) onde os interessados poderão visualizar as alterações de toda esta área. Os visitantes deste novo espaço poderão formar assim uma opinião, da razão (ou falta dela) desta denuncia/protesto.
Ainda não foram resolvidos alguns problemas de pormenor, para que uma pagina essencialmente composta de fotos não fique demasiado pesada, desmotivando a visita de todos aqueles que possuem uma ligação de internet com pouca largura de banda. Espera-se que em menos de um mês esta situação esteja ultrapassada.
Na foto colocada neste blog na barra lateral direita (que representa este novo local no seu estado virgem) ficará o link permanente para o Blog do Camelo, que tentará retratar os acontecimentos com um pouco de humor e daí utilizar a personagem criada em homenagem ao nosso querido Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações Mario Lino – o Camelo Ferrari.
As fotos apresentadas serão essencialmente tiradas aos domingos, unico dia em que parece não haver ninguem por ali a trabalhar, já que desde à 4 semanas que o trabalho ao sabado se tornou rotineiro, para desgraça dos ouvidos dos moradores (se pagam ou não as taxas à Câmara Municipal de Setúbal, não são contas do meu rosário).
Tal como uma casa que é construída pelo telhado, não ficaria nada admirado se um novo circo começasse neste local. Os ingredientes estão todos lá. Pela nossa parte estamos dispostos a fazer o numero de animais selvagens com a cedência do Camelo Ferrari e talvez de uma camelo fêmea que por lá apareceu e que parece perdida de amores.

Nenhum comentário: