terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mijar fora do penico

Um titulo um pouco forte e pouco habitual neste blog, ao escolher uma frase que está no limiar da ordinarice.
Contudo, simplesmente está a usar-se uma frase popular que significa: sair da linha, desrespeitar as regras, e que na nossa perspectiva é a melhor forma de expressar a ultima atitude, reveladora que nada foi aprendido, por quem ainda aqui continua a atormentar a saúde mental dos moradores, deste pacato bairro setubalense.
O penico. esse utensílio caseiro, importantíssimo no vida quotidiana dos nossos antepassados, também merece ser relembrado regularmente, para que os nossos jovens pelo menos saibam o significado dessa palavra. Foi certamente a pensar nisso, que foi fundado em 2007, o Museu do Penico instalado no Seminário de São Cayetano, junto à Catedral de Ciudad Rodrigo, a cerca de 30km da fronteira de Vilar Formoso.

Terminada a parte lúdica deste artigo, vamos ao que interessa.
Em 27/11/2008, contrariando tudo o que tinha sido dito aos moradores das imediações do outro muro, em reuniões com responsáveis da autarquia, ocuparam abusivamente dois lugares de estacionamento para a colocação de uma grua, que iria ajudar a construir mais um lindo mamarracho, nesta zona da cidade.

Como se não bastasse esta ocupação abusiva e contestado na altura, foi também vedado o acesso a uma zona pertença do prédio que faz fronteira a poente com esta emblemática obra.

Poderia-se alegar motivos de segurança, mas a ocupação resultou numa escadaria de gosto mais que duvidoso, alegadamente para disfarçar a construção de um posto de transformação da EDP.

Se olharmos para o projecto original e para a zona de intervenção, verificamos que mijaram fora do penico pela primeira vez.

Agora, os iluminados funcionários da Câmara Municipal de Setúbal, acharam por bem dar o seu aval ao pedido da construtora, para que o local onde outrora esteve montada a grua, que durante décadas foi local de estacionamento (2 lugares), fosse transformado em parque de contentores de lixo, que serviriam os 71 novos fogos e lojas.

Considerando que existiria um local 'neutro' (por cima desta escadaria monstruosa), verifica-se que mais uma vez mijaram fora do penico.
Coitado de que teve o azar de comprar o rés-do-chão deste prédio e que agora para alem do barulho nocturno do camião do lixo, mesmo ao pé da janela, tem de gramar o cheiro e a moscaria correspondente, do lixo de todos aqueles que lhe vieram morar para o pé da porta, sem se saber bem como tal foi possível.
Se as reuniões pedidas pelos moradores que se sentem lesados, não resultarem numa reformulação do arranjo da envolvente deste mamarracho, e por conseguinte na devolução deste espaço para estacionamento, iremos ver certamente mais alguns apartamentos à venda, por quem tenta fugir a todo o custo, do inferno em que se tornou esta pacata zona de Setúbal.

Nenhum comentário: