segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CSI Lavra - Episódio 2: Preçário

Sinopse:

Após o grande sucesso da série original, foi criada uma nova série nos mesmos formatos do CSI: Crime Scene Investigation.
CSI: Lavra é uma série de artigos num blogue, que apresenta o trabalho de investigação caseira de uma equipa em Setúbal. O seu primeiro caso (1ª Temporada) vai ser a análise de uma denuncia de publicidade enganosa.
A partir de hoje, a equipa de Robin, Detective Coelho e outros 'carolas' avulso, vão investigar este e outros casos misteriosos e muitas vezes inexplicáveis na ensolarada Cidade de Setúbal.

Temporada 1 - Episódio 2
Preçário

Para quem está habituado a ver preços de apartamentos em publicidade de imobiliárias, acha que o 'crime' poderá estar no preço, já que lhe é dado especial relevo na página. Será portanto esse, o objecto de análise da nossa equipa de investigação caseira, neste segundo episódio.
A palavra 'desde' é sempre suspeita, já que normalmente o preço associado representa um valor sem rigorosamente nada associado ao objecto proposto. Neste caso poderiam dizer que tal não inclui as portas ou janelas (que custariam mais 100 euros cada uma), não inclui as torneiras ou as tomadas, as louças sanitárias ou os móveis da cozinha, etc.. Quando se diz que se aceita o negócio, dizem-nos que já está tudo montado e agora o preço passa a ser mais umas centenas ou milhares de euros. Técnicas de markting...
Como não existe nenhuma informação especifica sobre este tipo de propostas mais ou menos desonestas para o caso em apreço, vai ser interrompida esta linha de investigação.
Olhemos então para o preço em concreto: 61 930.82 euros. O que sobressai aqui são os 82 cêntimos. Um rigor deste é de louvar...
Depois de uma exaustiva pesquisa, que nos consumiu inúmeros recursos, descobrimos que, por ser uma habitação de custos controlados, aplica-se um tal Decreto-lei 165/93 de 7 de Maio que no seu artigo 5 diz..

Artigo 5.º

Parâmetros e valores

As habitações construídas com financiamentos concedidos ao abrigo do presente diploma estão sujeitas aos parâmetros e valores em vigor para a habitação de custos controlados, nomeadamente quanto aos custos de construção por metro quadrado e aos valores máximos de venda, ou outros contratualmente estabelecidos.

Como o preço diz respeito a um apartamento T1 com 70.15m2, é só fazer contas, podendo muito bem dar como resultado um valor, aproximado ao cêntimo.
Fomos apanhados de surpresa! Será uma nova filosofia de venda, já que os apartamentos vendidos pela mesma imobiliária, construídos pela mesma construtora e também sob as regras de habitação a custos controlados, tiveram uma dinâmica muito própria?
Se olharmos para uma enorme placa que esteve plantada junto aquele, a que eu carinhosamente chamo 'Muro' da Vergonha, durante largos meses

e os compararmos com o preçário da imobiliária (recolhido sabiamente por um agente infiltrado - o nosso 2º comprador fictício) vemos uns valores totalmente diferentes (inflacionados, claro!), do qual apresentamos uma pequena parte.

Aparentemente, escolhemos uma linha de investigação errada, talvez seja devido ao nosso amadorismo, nesta vasta ciência de investigação de crimes... Contudo, prometemos descobrir e fundamentar todas as provas que nos garantam inequivocamente, que houve mesmo aqui um caso sério de publicidade enganosa.
Voltaremos no próximo episódio com a analise de outros parâmetros!
Continua...

Nenhum comentário: