segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CSI Lavra - Episódio 4: Vistas do Rio Sado

Sinopse:

Após o grande sucesso da série original, foi criada uma nova série nos mesmos formatos do CSI: Crime Scene Investigation.
CSI: Lavra é uma série de artigos num blogue, que apresenta o trabalho de investigação caseira de uma equipa em Setúbal. O seu primeiro caso (1ª Temporada) vai ser a análise de uma denuncia de publicidade enganosa.
A partir de hoje, a equipa de Robin, Detective Coelho e outros 'carolas' avulso, vão investigar este e outros casos misteriosos e muitas vezes inexplicáveis na ensolarada Cidade de Setúbal.

Temporada 1 - Episódio 4
Vistas do Rio Sado

Como estamos na recta final da primeira temporada, temos de nos empenhar para descobrir os motivos que levaram a que uma 'inocente' pagina, numa revista publicitária de uma qualquer imobiliária portuguesa, fosse associada um caso sério de publicidade enganosa.
A imagem à direita na parte inferior da página, mostra uma vista do rio Sado, tendo como plano de fundo a Península de Tróia. Entramos no domínio dos conhecimentos profundos do autor deste blogue, que também é autor de um foto-blogue onde estão publicadas cerca de 600 fotografias com perspectivas da Cidade de Setúbal, Península de Tróia e Serra da Arrábida, a partir do Rio Sado. Sendo assim, qualquer foto que contenha o Estuário do Sado pode ser desmontada ao pormenor. Vamos à imagem em causa:

Nesta imagem, para quem conhece o local ou para quem é conhecedor até à exaustão de todas as possíveis perspectivas, facilmente descobre que esta imagem nunca poderia ter sido tirada a partir do Outro Muro, que pelos vistos tem várias denominações oficiais:
  • Edifício Encosta do Rio II
  • edifício Tróia'Arrábida
Esta foto foi sim tirada a partir do mamarracho, do outro lado da Avenida D.Manuel I, conhecido por muitos como O 'Muro' da Vergonha. Não podia esta equipa de investigadores deixar uma acusação sem apresentar provas irrefutáveis. Vamos então desmontar a fotografia ao pormenor.

Identificamos com letras o que aqui é relevante:
  • A - Um candeeiro de iluminação
  • B - Uma árvore de algum porte
  • C - Um navio atracado no cais comercial
  • D - Uma placa de sinalização de transito (aproximação de passadeira para peões)
Se olharmos para uma foto antiga, tirada numa altura em que andavam por aqui entretidos a fazer os alicerces do 'Muro' da Vergonha podemos ver que a perspectiva é parecida, tendo a foto em estudo sido tirada de um ponto mais elevado e um pouco mais para a direita do que esta foto de arquivo.

Se não fomos suficientemente claros, podemos olhar para outra foto tirada a partir do Rio Sado, que tem como imagem de fundo O 'Muro' da Vergonha, ainda em fase de acabamentos e em primeiro plano a Pedra Furada, um dos Ex libris da Cidade de Setúbal.

Falta apresentar um novo enquadramento, que contenha também o sinal de transito.

Respeitando a privacidade dos moradores que já habitam no apartamento a partir do qual foi tirada esta foto, não é publicada a imagem que foi tirada na Pedra Furada e que mostra o candeeiro de rua a coincidir com a janela da sala, de um apartamento no xº andar esquerdo, do bloco 2 do 'Muro' da Vergonha.
Como bónus vamos datar a fotografia em análise. O que diferencia esta imagem de qualquer outra tirada no mesmo local, com o mesmo ângulo, a mesma perspectiva e a mesma luminosidade? Só pode ser algo que varie no espaço temporal: um navio atracado no cais comercial.
Com tantos navios a escalar o Porto de Setúbal, seria difícil identificar um navio específico, a partir de uma imagem de tão fraca qualidade. Aí tivemos sorte. Um navio de carga amarelo é raro e em Setúbal pode ser único.
Se o Robin tem como hobby (louvável) o de promover Setúbal através de fotografia, num site internacional que agrega uma comunidade de fotografia de cidades de todo o mundo, outros há que tem como passatempo tirar fotografias de (quase) todos os navio que escalam o Porto de Setúbal, para fornecer a um site que possui o mais vasto numero de fotos de navios do mundo. Um pouco de investigação e chegamos facilmente ao navio em causa, depois de um dos nossos interlocutores se lembrar desse navio amarelo, com o nome de 'Atlas B'.

Esta imagem foi publicada às 19:14 do dia 28-05-2010. Confirmamos com outras fontes e trata-se efectivamente deste navio que esteve estacionado naquela posição do cais comercial entre as 17:45 de 27-05-2010 e as 08:00 de 29-05-2010.
Como uma pequena luminosidade na imagem
(incidência do sol na janela) sugere que a imagem foi tirada ao início da tarde, datamos a imagem para uma hora algures entre as 12:30 e as 14:30 no dia 28-05-2010, já que o dia 27 (hora muito tarde) e 29 (hora muito cedo) se excluem devido à incidência dos raios solares.
Toda esta vasta equipa está de parabéns. Uma investigação ao nível de qualquer outra, que podemos ver por aí, em séries televisivas com a marca CSI.
Algures, foi apontado que esta 1ª temporada teria 5 episódios e como este é o quarto faltará portanto um derradeiro episódio, a ser publicado brevemente, e que terá o titulo sugestivo: CSI Lavra - Episódio 5: Duh...
À boa maneira de qualquer bom argumento, quando parece que já foi tudo descoberto, dá-se uma verdadeira reviravolta e reescreve-se toda a história. Prometemos que vai ser a 'cereja em cima do bolo' e usando a terminologia do Dragon Ball Z dizemos:

Não perca o próximo episódio, porque nós também não! ...

Continua...

Nenhum comentário: