quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Idade da Reforma

No 1º de Maio, tradicional 'Dia do Trabalhador' (mas que dentro em breve, poderá ser o 'Dia do Desempregado', quando já não houver mais nenhum trabalhador...) faz sentido falar na Idade da Reforma, tema actual e que os mais pessimistas já estão a augurar, que esta possa passar para os 67 anos, ainda em 2013.
De fora continuam os que exercem funções públicas e políticas, que podem reformar-se pouco depois da adolescência. A mais recente jovem reformada é a Presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, eleita pelo PCP, que com 47 anos acabados de fazer, acabou de se tornar em Fevereiro passado, em mais uma 'legal' reformada deste triste país, a Tugalândia. 

Paulo Morais, dirigente da Associação Cívica Transparência e Integridade, considera que esta é uma realidade escandalosa:

O sistema de reformas dos políticos em Portugal é uma das muitas vergonhas que este regime foi criando. Nós temos hoje uma classe política em que muitos dos seus membros foram reformados com oito anos de actividade e outros, mais recentemente com 12 anos de actividade.
Isto é perfeitamente inadmissível, até porque o exercício das funções públicas e políticas não devia garantir regalias Às pessoas. Quem exerce funções públicas ou políticas tem mais obrigações que os outros e não mais direitos.

Na nossa 'Terra de Ninguém' conseguimos fazer uma proeza ainda maior: mandamos para a reforma uma autêntica criança, com pouco mais de 5 anos, mais precisamente, 1928 dias e uns trocos.
Nascida a 18 de Janeiro de 2008 de parto normal, a faixa negra com os simples dizeres O "Muro" da Vergonha foi reformada na noite passada. Com a sua reforma criou-se um novo posto de trabalho (leia-se uma nova faixa), que é a nossa modesta contribuição para o combate ao elevado desemprego que continua a subir, para níveis nunca antes imaginados (nem mesmo pelo Ministro das Finanças, Vitor Gaspar).
Se tivermos em consideração um comentário ouvido à poucos dias:

"É o painel mais visto de sempre, em Setúbal!"

a nova reformada terá cumprido o seu propósito de chamar a atenção (dos mais distraídos), para a aberração que são estes dois mamarrachos, construídos junto ao Viaduto sobre a Avenida D. Manuel I, pela falida H.Hagen, sob a bênção da Câmara Municipal de Setúbal.
A nova reformada foi vista esta manhã, a exibir-se pela primeira vez nas Escarpas Santos Nicolau, e como sempre, o fotógrafo estava lá!

A nova faixa, com os mesmos dizeres, vai assim continuar a não deixar cair no esquecimento, este triste episódio que envergonha todos os que directa e indirectamente viabilizaram e construíram estas autenticas 'obras de arte' (e porque não também, aos que se empenharam com 'unhas e dentes' para as comercializar!). Para isso, muito contribuiu a sua colocação numa das mais movimentadas avenidas da cidade.
Nas fotos a seguir pode conferir o ANTES e o DEPOIS!

29-04-2013
01-05-2013

Nenhum comentário: