domingo, 9 de novembro de 2014

O Muro da Vergonha, 25 anos depois


O Mundo comemora hoje 25 anos sobre a queda do Muro de Berlim. Há precisamente 25 anos a Alemanha reescrevia a sua história, quando a 9 de Novembro de 1989 ocorreu o acontecimento considerado um dos mais importantes e memoráveis da história da Alemanha. Naquela data caía o Muro de Berlim, ícone da Guerra Fria e um dos maiores símbolos ideológicos de controle sobre uma nação, que dividiu a cidade entre 1961 e 1989.

As previsões apontam que no próximo outono, decorridos 2 anos sobre o recurso no processo judicial que opõe um grupo de moradores contra a Câmara Municipal de Setúbal, (a defunta) Sociedade de Construções H.Hagen e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, e que também se tornou um ícone da Cidade de Setúbal, possa haver (finalmente) uma decisão judicial que leve também à demolição deste mamarracho, também conhecido carinhosamente por “Muro da Vergonha”, onde mora cerca de uma dezena de famílias, divididas pelos 3 blocos de apartamentos com um total de 33 fogos disponíveis e os vários espaços comerciais, continuam por acabar...
Assim, em 2040, também podemos estar a comemorar 25 anos depois do retorno deste local a uma normalidade urbanística, desejada pelos moradores da zona e por muitos dos que gostam desta cidade livre de mamarrachos.


Nenhum comentário: